PESQUISA, LEITURA, ARTE, DANÇA E CULTURA – conhecendo melhor sobre o nosso FOLCLORE!

No último dia 22 de agosto, mais uma vez a Fundação Asas foi palco para viajar na cultura brasileira, conhecendo melhor sobreo Folclore brasileiro.

Através de pesquisas na Biblioteca da instituição (mediados pela bibliotecária Ivone Dias), realização de atividades em sala, danças e dramatizações de lendas que fazem parte da cultura brasileira, os estudantes puderam experienciar mais uma vez sobre a riquíssima cultura brasileira. Da a oportunidade de os alunos pesquisar e vivenciar sobre o folclore, é fazê-los entenderem o contexto social a qual estão inseridos hoje, além de resgatar culturas que muitas vezes caem em esquecimento.

A programação teve a seguinte programação:

Acolhida

Oração

Hino da Fundação Asas

Apresentação de parlendas e trava-línguas (Estudantes do Centro São Rafael e Centro Educacional sob orientação das professoras Willk, Adriele e educadores socioeducativos, Ana Maria, Weliton e Vererlane).

Leitura de lendas através de pesquisas

Dramatização da lenda da Vitória Régia (Professora Adriele e turma do 4º ano).

Dramatização da lenda do Lobisomem (Professora Willk Sânia e estudantes do 5º ano).

E a dança do Boto-Cor-de- Rosa (professora de dança Vererlane Muniz).

Durante as apresentações, contou-se também com a participação de alguns pais que vieram prestigiar a roda de leitura em comemoração ao folclore, e participaram de uma atividade de disputa de charadas, a qual renderam muita animação e empolgação entre as acrianças e os próprios pais. Ressalta-se ainda, estreitar laços entre Fundação Asas e as famílias de nossos usuários, é outro fator relevante a qual tentamos manter. Outro ponto a ser enfatizado, é a forma como toda equipe se envolve para que tudo aconteça da melhor forma possível. Equipe engajada, participativa que faz toda a diferença na instituição. Assim, finalizamos com a seguinte motivação:

“Não importa o tamanho do fazer pedagógico, na educação, o mínimo pode ser mais. O que não pode é deixar a cultura morrer”!

Viva a nossa cultura, viva o Folclore brasileiro!

Fundação Asas 2024.

O