FUNDAÇÃO ASAS REALIZA II PIQUENIQUE LITERÁRIO. CONFIRA!

Piquenique Literário

Fundação Asas realiza o segundo Piquenique Literário em alusão ao dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil que homenageia Monteiro Lobato, um dos maiores escritores de livros de literatura infanto-juvenil do país.

Na tarde da última quinta-feira, 18 de abril, a praça Mãe Nem, mais uma vez tornou-se  o palco para realização do Piquenique Literário, organizado pela Fundação Asas como proposta de incentivo e gosto pela leitura entre os seus usuários e comunidade local.

O Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril. A data foi escolhida para homenagear uma das maiores vozes da literatura infantil do brasil, o escritor Monteiro Lobato, nascido no dia 18 de abril. Nesse dia, diversas homenagens ao escritor acontecem nas escolas, bibliotecas e centros culturais. Leituras dramatizadas, teatros de fantoches e apresentações são realizadas em todo o país. A ideia principal é incentivar a leitura e alertar para a sua importância na formação dos seres humanos.

O dia Monteiro Lobato foi instituído por meio da Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A partir daí, essa data promove diversas atividades relacionadas com a literatura infantil e a importância de adquirir o hábito e gosto pela leitura desde cedo. E nesse sentido, a Fundação Asas tem buscado cotidianamente estratégias que viabilizam a introdução de seus usuários no universo leitor.

Para o Piquenique Literário, foram realizadas várias propostas de atividades que evidenciam a prática da leitura e aprendizagem. Apresentação de Ballet, danças, temas relacionados a nossa ancestralidade, e musicalidade. A proposta é também trabalhar de forma coletiva, primando sempre pela participação dos usuários e apreciação dos pais e comunidade. As atividades apresentadas foram:

1. Apresentação de Teatro “A maçã adormecida”, peça baseada no poema homônimo de Robert Reinick, de Ruth Sales, onde uma criança pede ajuda ao sol, ao passarinho e ao vento para que a maçã caia do galho, com os estudantes das turmas do 2º ano, da professora Tia Willk, e estudantes da turma do 3º ano da tia Adriele.
  2. Contextualização sobre a data e a importância da leitura, com a apresentação da Bibliotecária tia Ivone.
  3. Apresentação do Livro da paz, pelos usuários do centro educacional da Fundação Asas e Centro São Rafael.
  4. Biografia de Monteiro Lobato, pela professora tia Vererlane Muniz e o usuário Jorge Ricardo.
  5. Apresentação dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como os estudantes da turma do 4º ano (Tia Adriele).
  6. Dança da Emília (Coreografia, tia Adriele)
  7. Biografia de Cecília Meireles, mais uma autora homenageada, pois a autora também é destaque na literatura infantil, apresentada pelas estudantes, Ana Vitória, Aicha Sophia e Aylla Rennatha, ambas estudantes do 5º ano, da professora tia Willk.
  8. Poema “A Bailarina” (apresentação com a leitura do poema, Maria Alice e performance a estudante Bruna, ambas estudantes do 3º ano, sob a orientação da professora de tia Vererlane.)
  9. Apresentação da poesia de Cecília Meireles, em forma de ballet, pela estudante Aicha Sophia (5º ano), sob orientação da professora de dança, Vererlane Muniz.
  10. Apresentação de grupo de Ballet, com a música “A pequena Bailarina”, com o grupo de ballet da Fundação Asas.
  11. Ancestralidade: Estandes e Apresentação de Comidas típicas e objetos da cultura indígena, como os usuários Raquel e Williams (voluntário), do Centro São Rafael, com a orientação dos educadores socioeducativos, Ana Maria, Weliton e Vererlane.
  12. Apresentação de teatro, como tema “O cabelo de Lelê” de Valéria Belém, que enfatiza a cultura afrodescendente, com a aluna Isabelly (2º ano) e professora Tia Willk.
  13. A Lenda da Mandioca, apresentada pelos usuários do 5° ano, sob orientação da professora Willk, enfatizando a cultura dos povos indígenas.

Algo a ser enfatizado, é a articulação e preparação da equipe asas, que prontamente participam de forma coletiva fazendo com que tudo aconteça de forma mágica. Outro fator relevante, é participação e colaboração dos pais, que prontamente respondem aos pedidos da instituição.

“Uma nação se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato)

#Fundação Asas

#educação

#ler é ganhar asas para o mundo_ incentivar é uma das nossas metas.

Confira Fotos: