VIVÊNCIANDO O FOLCLORE BRASILEIRO – RESGATANDO A CULTURA!

O folclore brasileiro é o conjunto de realizações que fazem parte da cultura popular brasileira. Dentro dessa definição, podem ser incluídos os contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões, literatura etc. Estudos na área do folclore brasileiro começaram timidamente no século XIX e consolidaram-se no século seguinte.

Extremamente rico, nosso folclore possui influências da cultura europeia, africana e indígena – um resultado da diversidade cultural aqui existente. Isso sem falar nos personagens folclóricos, como o Saci-Pererê, Curupira, Boitatá, Iara, entre outros.

Desse modo, considerando-se a importância de manter viva a cultura brasileira, mais uma vez, a Fundação Asas realizou mais um projeto folclórico intitulado “Vivenciando o folclore brasileiro”. O projeto teve toda preparação e envolvimento da equipe da Fundação Asas e usuários. A culminância do projeto aconteceu no dia 25 de agosto de 2023, e dessa vez, pôde ser apreciada pelos pais dos usuários e outras pessoas convidadas da comunidade. Foi um momento riquíssimo de cultura, e momento oportuno para as crianças colocarem em prática várias formas de apreciação da cultura popular brasileira.

Como apresentações foram contempladas:

• Apresentação de parlendas e trava-língua;
  • Estandes de brincadeiras e brinquedos folclóricos (tradicionais);
  • Desfile e advinha de personagens folclóricos;
  • Apresentação de comidas típicas;
  • Dramatização de lendas regionais e brasileiras.

Ressalta-se que o a realização de um projeto como esse é de suma importância para a aprendizagem efetiva dos estudantes, além de oportunizar conhecer o contexto social de outros momentos históricos.

Acompanhe as imagens!

Comments (1)

1. Alberto Marques De Sousa

Caríssimos Amigos, Amigas e conterrâneos de São Miguel do Fidalgo, Caríssimos colaboradores e colaboradoras da Fundação Asas, é com muita alegria que assisto vocês resgatando e festejando o Folclore de nossa região e do Brasil, sinto um orgulho imenso de fazer parte dessa história como filho de São Miguel do Fidalgo. Parabéns pela iniciativa! Um forte abraço a todos! Dr. Pe. Alberto Marques De Sousa.