FUNDAÇÃO ASAS PARTICIPA DA CAMPANHA CONTRA O TRABALHO INFANTIL, CONFIRA!

A data traz reflexões sobre esse problema que continua ressaltante na sociedade brasileira.

De acordo com pesquisa do IBGE de 2022, mais de 1,9 milhão de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil no brasil.

Uma infância segura, com saúde, educação e livre de exploração. Este é a tese proposta pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, data dedicada a promover reflexões sobre os direitos fundamentais de todas as crianças e conscientizar a sociedade sobre os danos do trabalho infantil e a urgência de erradicá-lo mundialmente.

No ano de 2022, segundo o IBGE, um milhão e novecentas mil crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil no Brasil, o que representa 4,9% da população nessa faixa etária. De acordo com o que está previsto na Constituição Brasileira, é proibido que crianças de até 13 anos exerçam qualquer tipo de trabalho, seja ele remunerado ou não. Ressalta-se que entre os 14 e 16 anos, é aceita uma exceção para o trabalho na condição de jovem aprendiz, enquanto dos 16 aos 17 anos, a permissão é parcial.

Nesse sentido, destacamos que O Dia Mundial de combate ao trabalho infantil, é momento oportuno para promover reflexões sobre a importância de uma infância feliz, saudável e promissora, assim como oportuno também para conscientizar a sociedade de que “Crianças precisam de livros nas mãos e não ferramentas de trabalho”. O lugar de criança é na escola.

DIGA NÃO AO TRABALHO INFANTIL!

A Fundação Asas apoia essa causa!