Piquenique Literário
Fundação Asas realiza o segundo Piquenique Literário em alusão ao dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil que homenageia Monteiro Lobato, um dos maiores escritores de livros de literatura infanto-juvenil do país.
Na tarde da última quinta-feira, 18 de abril, a praça Mãe Nem, mais uma vez tornou-se o palco para realização do Piquenique Literário, organizado pela Fundação Asas como proposta de incentivo e gosto pela leitura entre os seus usuários e comunidade local.
O Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril. A data foi escolhida para homenagear uma das maiores vozes da literatura infantil do brasil, o escritor Monteiro Lobato, nascido no dia 18 de abril. Nesse dia, diversas homenagens ao escritor acontecem nas escolas, bibliotecas e centros culturais. Leituras dramatizadas, teatros de fantoches e apresentações são realizadas em todo o país. A ideia principal é incentivar a leitura e alertar para a sua importância na formação dos seres humanos.
O dia Monteiro Lobato foi instituído por meio da Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A partir daí, essa data promove diversas atividades relacionadas com a literatura infantil e a importância de adquirir o hábito e gosto pela leitura desde cedo. E nesse sentido, a Fundação Asas tem buscado cotidianamente estratégias que viabilizam a introdução de seus usuários no universo leitor.
Para o Piquenique Literário, foram realizadas várias propostas de atividades que evidenciam a prática da leitura e aprendizagem. Apresentação de Ballet, danças, temas relacionados a nossa ancestralidade, e musicalidade. A proposta é também trabalhar de forma coletiva, primando sempre pela participação dos usuários e apreciação dos pais e comunidade. As atividades apresentadas foram:
- Apresentação de Teatro “A maçã adormecida”, peça baseada no poema homônimo de Robert Reinick, de Ruth Sales, onde uma criança pede ajuda ao sol, ao passarinho e ao vento para que a maçã caia do galho, com os estudantes das turmas do 2º ano, da professora Tia Willk, e estudantes da turma do 3º ano da tia Adriele.
- Contextualização sobre a data e a importância da leitura, com a apresentação da Bibliotecária tia Ivone.
- Apresentação do Livro da paz, pelos usuários do centro educacional da Fundação Asas e Centro São Rafael.
- Biografia de Monteiro Lobato, pela professora tia Vererlane Muniz e o usuário Jorge Ricardo.
- Apresentação dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como os estudantes da turma do 4º ano (Tia Adriele).
- Dança da Emília (Coreografia, tia Adriele)
- Biografia de Cecília Meireles, mais uma autora homenageada, pois a autora também é destaque na literatura infantil, apresentada pelas estudantes, Ana Vitória, Aicha Sophia e Aylla Rennatha, ambas estudantes do 5º ano, da professora tia Willk.
- Poema “A Bailarina” (apresentação com a leitura do poema, Maria Alice e performance a estudante Bruna, ambas estudantes do 3º ano, sob a orientação da professora de tia Vererlane.)
- Apresentação da poesia de Cecília Meireles, em forma de ballet, pela estudante Aicha Sophia (5º ano), sob orientação da professora de dança, Vererlane Muniz.
- Apresentação de grupo de Ballet, com a música “A pequena Bailarina”, com o grupo de ballet da Fundação Asas.
- Ancestralidade: Estandes e Apresentação de Comidas típicas e objetos da cultura indígena, como os usuários Raquel e Williams (voluntário), do Centro São Rafael, com a orientação dos educadores socioeducativos, Ana Maria, Weliton e Vererlane.
- Apresentação de teatro, como tema “O cabelo de Lelê” de Valéria Belém, que enfatiza a cultura afrodescendente, com a aluna Isabelly (2º ano) e professora Tia Willk.
- A Lenda da Mandioca, apresentada pelos usuários do 5° ano, sob orientação da professora Willk, enfatizando a cultura dos povos indígenas.
Algo a ser enfatizado, é a articulação e preparação da equipe asas, que prontamente participam de forma coletiva fazendo com que tudo aconteça de forma mágica. Outro fator relevante, é participação e colaboração dos pais, que prontamente respondem aos pedidos da instituição.
“Uma nação se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato)
#Fundação Asas
#educação
#ler é ganhar asas para o mundo_ incentivar é uma das nossas metas.
Confira Fotos: