FUNDAÇÃO ASAS REALIZA A 2ª EDIÇÃO DO PROJETO: POESIA NO JUÁ. CONFIRA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA!

Aconteceu nos dias 31 de outubro a 01 de novembro de 2023, a segunda edição do Projeto: Poesia no Juá.

Sobre a data:

No dia 31 de outubro é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Poesia. Ele começou a ser celebrado a partir de 2015, após o governo sancionar a Lei número 13.131, que institui essa data comemorativa. Tal dia também é uma homenagem ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, cujo aniversário de nascimento é 31 de outubro. Por este motivo, na segunda edição da poesia no juá, deu-se foco ao homenageado da data, trabalhando e apresentando a sua biografia e obras, dentre elas: poesias, poemas e sonetos.

A realização desse pojeto, justifica-se pelo fato de  considerarmos a leitura como elemento chave e primordial no processo de ensino aprendizagem, é algo que tem sido bastante incentivado. A Fundação Asas tem uma rotina semanal a qual desenvolve o  momento de leitura, onde as crianças escolhem a obra a ser lida, e na semana seguinte apresenta e socializa com os demais colegas no espaço da biblioteca, além dos momentos de leitura deleite que são proporcionados no ambiente da sala de aula.

Estreitar os laços no que concerne a leitura e escrita entre os usuários, tem sido foco nos últimos tempos. Sente-se a necessidade de criar, recriar e incentivar, para que os estudantes encarem esse universo leitor como algo eficaz e prazeroso para a construção de suas trajetória de vidas. Insistimos na ideia de que a leitura abre caminho e portas ao conhecimento. Assim, a realização do projeto, tinha como objetivos:

• Conhecer a biografia de Carlos Drummond de Andrade.
  • Estimular a leitura e escrita usando a criatividade;
  • Conhecer obras diversas do homenageado;
  • Proporcionar momento prazeroso de leitura;
  • Incentivar a leitura de forma lúdica;
  • Recitar poemas, poesias e sonetos;

Como já mencionado em linhas anteriores, o projeto foi realizado em dois dias com programações distintos:

Na manhã do dia 31 de outubro, iniciou-se com o “Chá Literário”. O Chá literário é uma proposta das boas práticas de leitura do Programa PPAIC ( Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa). Para o momento, eram convidados todas as pessoas da comunidade para apreciar a leitura em livros que foram expostos no pátio da instituição. Assim, tivemos a participação da turma do 3º ano da escola Municipal Joaquim Dias de Oliveira, da Professora Aneliza, que compartilhou conosco esse momento prazeroso de leitura conosco. Os estudantes também puderam manusear e fazer a leitura de muitas obras. Após as apresentações, a professora destacou a importância e ajuda da Fundação Asas para os estudantes da rede municipal de ensino.

Na mesma tarde do dia (31), deu-se continuidade a programação, foi a vez dos professores participarem, e mais uma vez evidenciar que eles são como espelhos. Foi um momento em que os alunos puderam aprender com eles. Os professores apresentaram  através de um jornal e entrevista,  a biografia do autor homenageado, Carlos Drummond de Andrade.  Foi impressionande ver a concentração dos alunos enquanto os professores se apresentavam. Após a biografia, os estudantes foram convidados a fazerem leitura deleite.

No dia 1º de novembro, deu-se continuidade a programação do projeto.

Pela manhã, tivemos a honra e alegria de receber a turma do ciclo de alfabetização da Unidade Escolar Polo Nordeste, da comunidade Caldeirão, da professora Dasdores, ao qual veio acompanhada pela coordenadora Francisca Anilma. Foi um momento mágico e de compartilhamento de trocas de experiências e práticas de leitura. Os estudantes fizeram a apresentação de um texto em forma de teatro.

Já no período da tarde, aconteceu a culminância e fechamento do projeto. Na sombra do juazeiro, foi recepcionado algumas pessoas da comunidade, pais e as crianças que mais uma vez abrilhantaram com os seus recitais de poesias, sonetos e importantes obras como o poema “Elefantinho”, do autor Carlos Drummond de Andrade, trabalhado e apresentado especificamente pelos usuários e professores do Centro São Rafael, além de apresentação de ballet com o tema poesia.

Assim, mais uma vez a Fundação Asas realiza  uma atividade de construção coletiva, em que todo  o corpo institucional e comunidade é convidada a participar de forma efetiva, no intuito de proporcionar  uma sociedade melhor e cada vez mais leitora e participativa, compreendendo-se que a educação se faz com pequenos passos que são construídos de forma contínua.

Confiram os registros!