FUNDAÇÃO ASAS DESENVOLVE PROJETO: POESIA NO JUÁ. CONFIRA!

Aconteceu na última sexta-feira (28) de outubro, no Centro Educacional da Fundação Asas – São Rafael, a culminância do projeto “Poesia no Juá”. A justificativa para o mesmo, dar-se ao fato de considerarmos a leitura como elemento chave e primordial no processo de ensino aprendizagem, e também é algo que tem sido bastante incentivado em nosso meio. O Centro Educacional tem uma rotina semanal a qual desenvolve o momento de leitura, onde as crianças escolhem a obra a ser lida, e na semana seguinte apresentam e socializam com os demais colegas no espaço da biblioteca, além dos momentos de leitura deleite que são proporcionados no ambiente da sala de aula.

Fomentar nas crianças o hábito e prática de ler é algo relevante, mas não o obstante, sentimos a necessidade de reinventar e criar momentos lúdicos em que as crianças possam deleitar na leitura, criar e recriar diversas possibilidades de aprendizagens. E nesse sentido, consideramos a sombra do juazeiro como um local propício para roda de leitura e realização da culminância do Projeto que carrega o seu nome, uma vez que é uma forma dos usuários, além de explorar outros espaços, também estar em contato direto com a natureza.

O projeto teve como objetivos:

• Estimular a leitura e escrita usando a criatividade;
  • Reconhecer o poema como gênero textual;
  • Proporcionar momento prazeroso de leitura;
  • Incentivar a leitura de forma lúdica e divertida através da música;
  • Pesquisar e conhecer a biografia de vários autores.

Os poemas trabalhados foram escolhidos e sorteados de acordo com a faixa etária de idade. As crianças junto com os seus pais no primeiro momento, fizeram a pesquisa dos mesmos. Cada professor ficou incumbido de enfatizar que cada um deveria usar a criatividade, isto é, que além da ilustração, para o dia da apresentação, o aluno poderia usar personagens no palito, apresentar o poema cantado, dentre outras formas que desejasse.

Em suma, foi um momento mágico e significativo, uma vez que pudemos sentir a empolgação das crianças ao apresentarem as suas produções, uma mais criativa que a outra. Participaram do projeto os usuários de ambos os centros educacionais e também os professores e coordenadora pedagógica, que apresentaram os seus poemas. Logo após as apresentações, todos os presentes confraternizaram com um lanche coletivo à sombra do juazeiro.

#Educação, incentivo a leitura, e encorajamento.

Fundação Asa/2022.

Comments (3)

1. Adriana De Oliveira

Parabéns a todos os envolvidos. Um trabalho belíssimo e de grande necessidade que nossa cidade tem a sorte de possuir!! A Fundação Asas e seus profissionais são magníficos no que fazem! Deus é muito bom! A minha filha é assistida pela Fundação Asas e eu como mãe só tenho a agradecer!