VIVENCIANDO O FOLCLORE BRASILEIRO: VIVA A NOSSA CULTURA!

A Fundação Asas realizou a culminância do projeto “Gincana folclórica”, nesta última sexta-feira (02/09), com os usuários do Centro Educacional da Fundação Asas e os usuários do centro São Rafael. O Projeto iniciou-se no ambiente da sala de aula, onde os professores apresentaram o conteúdo sobre folclore, e fizeram o levantamento de conhecimentos prévios acerca do tema. Também foram trabalhados textos como trava-língua, parlendas, bem como pesquisa sobre lendas brasileiras e regionais. A proposta desse projeto foi baseada na metodologia adotada pela instituição, que está relacionada com o método de ensino fundamentado na teoria da Assimilação ou da Aprendizagem significativa de David Ausubel.

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos. Desse modo, com a temática “Folclore”, pudemos explorar várias formas de aprendizagens acerca do tema, não se resumindo somente a lendas, (como a maioria das crianças definem folclore na maioria das vezes), mas sim, realizando uma busca ampla, desde pesquisas e melhor abordagem sobre o tema.

Os Alunos foram divididos em grupos, onde cada um ficou incumbido de realizar tarefas específicas, que foram: apresentar pratos típicos, remédios da medicina popular, dança folclórica, apresentação de parlendas e travas-línguas, paródia, cantar o hino da Fundação e apresentar brincadeiras ou brinquedos antigos, além de belíssimas encenações de lendas brasileiras, sendo uma delas, piauiense, apresentada pela usuária Iasmin, do Centro São Rafael. Tivemos também a apresentação de míticos do lendário brasileiro, como O Curupira, representado pelo usuário Hernando Santos, e o travesso Saci–Pererê, representado pelo usuário João de Deus, onde a mãe do mesmo disse ter se emocionado ao vê-lo se apresentando. O projeto foi proposto com a intenção de mediar o conhecimento entre os alunos de forma prática e pedagógica, orientados pela coordenadora pedagógica, Ceiça Silva (Ceicinha), e desenvolvida e mediada pelos professores do Centro Educacional da Fundação Asas, Adriele Maria e Willk Sânia, e pelos educadores socioeducacionais do Centro São Rafael, Maria Raimunda, Taize Silva e Welliton.  Segundo a coordenadora pedagógica, o desejo é poder proporcionar momentos em que possa haver essa interação e construção do conhecimento, tendo os usuários como protagonistas, e também poder ampliar e envolver todos os usuários.

Confira fotos: