Jovens do Projeto QualificAção em São Miguel do Fidalgo participam do I Seminário de Juventudes promovido pela Cáritas Diocesana de Oeiras.

O projeto QualificAção da Cáritas realizou na manhã da última quinta-feira, 25, o “Seminário Desafios e Inclusão no mundo do trabalho” com objetivo de proporcionar conhecimento sobre o Projeto, analisar os desafios da inclusão dos jovens no mundo do trabalho e estimular o empreendedorismo juvenil.

Houve momentos de troca de experiências entre os alunos egressos, participação de casos de sucessos a partir dos alunos que se capacitaram através do projeto, e que conseguiram montar seus próprios negócios, contribuindo com o desenvolvimento local e proporcionando geração de emprego e renda e transformação de vida.

Os alunos egressos, Aureliano, do curso de Mecânica de Motocicletas, Raimundo Nonato, do curso de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado e Bruno Veloso, do curso de Corte e Costura, compartilharam com os presentes suas experiências com o projeto, cada um deles fizeram o curso na área de afinidade, e hoje são donos de seus próprios negócios, inclusive Raimundo Nonato, já está colaborando como professor da instituição, na parte prática dos cursos realizados pela Cáritas, o que simboliza motivo de muita alegria e vitória para toda equipe da instituição que vê os alunos se tornando profissionais independentes.

O seminário teve a participação Presidente da Cáritas o Bispo Diocesano de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, que levou sua palavra de incentivo e otimismo aos jovens do Projeto.

Contou também com duas palestras temáticas, uma sobre “juventude Conectada e Mudança de Vida” ministrada pelo Professor Eduardo Sousa, o mesmo atuou como instrutor nos cursos e atualmente é consultor de negócios e Agente de Desenvolvimento de Oeiras, a outra palestra falou sobre os “Desafios e Inclusão dos jovens no mundo do trabalho”, com Pe. Possidônio Barbosa, Doutor em Filosofia, Vigário Geral da Diocese e pároco da paróquia Nossa Senhora da Vitória.

Participaram alunos dos cursos de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado e Manutenção e Reparo de Celulares, além de alunos egressos dos municípios de Simplício Mendes, Oeiras, Santa Rosa, Colônia e São Miguel do Fidalgo.

O evento aconteceu de forma presencial, no Centro Diocesano Frei Jordão, contou também com a participação de parceiros do Projeto, que vem contribuindo com as ações da Cáritas da diocese. Secretário Municipal de Juventude de Oeiras, Junior Miranda, Secretário Municipal de Industria e Comercio de Oeiras, Adão Silva, Secretária de Assistência Social de Colônia, Ceiça Carneiro, Diretor Executivo da Fundação Asas, Kaio Barros que representou os parceiros de São Miguel do Fidalgo e Gilmar Fontes Coordenador do ProPiauí. Alguns membros da Diretoria da Cáritas também marcaram presença, Carmelita Machado, Nilson Camêlo e Pe. Benedito e José Alberto.

O Gestor do Projeto QualificAção, Pe. Julielmo Marques, participou do momento e conduziu o encerramento do evento, com os agradecimentos e mística espiritual, o mesmo se diz muito contente com os resultados do primeiro seminário da Cáritas Diocesana de Oeiras.

Informações e fotos: Cáritas Diocesana de Oeiras