São Rafael
Em 2007 a Fundação Asas realizou uma pesquisa para conhecer as pessoas com necessidades especiais no município de São Miguel do Fidalgo. Nesta pesquisa foram registradas 102 pessoas, das quais 52 com uma deficiência mental. Na altura, não existia alguma forma de apoio para elas. Devido à necessidade de existir algum apoio foi dado inicio a um projeto com o objetivo de criar uma estrutura básica de atendimento às pessoas com necessidade especiais dentro do município. Com ajuda holandesa, foi iniciado o Centro São Rafael em 2011. Nesse ano começou com o atendimento de 10 pessoas, das quais uma com deficiência física e as demais com deficiência múltipla. Um dos nossos parceiros para o Centro é a Liliane Fonds e como ela, trabalhamos com planos individuais de rehabilitação. Isto quer dizer, com os pais da criança, nós planejamos o tratamento que a criança irá receber ao longo do ano (sessões de fisioterapia, medicamentos, consultas médicas, etc).
O Centro recebe um certo montante da Liliane Fonds por ano para realizar estes planos. Atualmente temos 27 pessoas na faixa etária de 0 a 25 anos sendo atendidas por este esquema. Uma doação especial permitiu o equipamento de uma sala dedicada a fisioterapia e outra sala dedicada a fonoaudióloga e de contratar dois especialistas, um em cada área, de virem prestar serviço cada 15 dias. Atualmente são atendidas 16 pessoas na fisioterapia, e 12 na fonoaudiologia. Entre as duas sessões, os pacientes são acompanhados nos vários exercícios pelos os nossos instrutores para que haja certo progresso no desenvolvimento das terapias. Constatamos os seguintes progressos. Na fisioterapia, uma maior agilidade nos dedos que aumenta o desempenho da pessoa na escritura, nas aulas de teclado, na pintura, etc. Também aumentou a facilidade de movimento de certas pessoas, uma das quais, até pouco, estava condenada a uma cadeira de rodas e hoje em dia devido a terapia, será possível ela caminhar independentemente. Na fonoaudiologia o aumento da facilidade de conversação tem para muito aumentado o modo de comunicação e expressão com o resto do mundo. A fonoaudiologia também serve para melhorar os reflexos de engolir e de mastigar, que para certos alunos aumentou a facilidade de comer.
No atendimento diário, os alunos são acompanhados por educadores nas áreas de alfabetização, música, artesanato, movimento corporal, marcenaria, costura, pintura e equitação. Na equitação, os instrutores são dois ex-alunos da Fundação Asas. No momento estão em acompanhamento 18 alunos. O atendimento consiste de um programa adaptado às necessidades e possibilidades de cada aluno. Assim personalizado, o atendimento se faz de maneira individual. Cada aluno frequenta o Centro São Rafael duas vezes por semana durante quatro horas de cada vez. Desde o primeiro dia do atendimento do Centro foi constatado uma grande modificação na vida dos nossos alunos, não só diminuindo consideravelmente seu isolamento social mas também de alargar as possibilidades em termos de movimentação e de educação. O Centro São Rafael recebe uma subvenção da Prefeitura de São Miguel do Fidalgo, que ainda se responsabiliza pelo transporte dos nossos alunos especiais.